UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
CURSO DE ENFERMAGEM
Primeira Aula Prática
Microbiologia
Prof. Dr. Luis Carlos F. Carvalho
Introdução ao Laboratório de Microbiologia
DATA: 20.04.2022
Discentes:
Ana Alice
Amanda Cavalcante
Lara Ribeiro
Maria Eulália
Maria Eduarda
Mateus Oliveira
Naomy Vitoria
Virgínia Duarte
Na primeira aula prática foi passado como ocorre o preparo de material (lavagem e esterilização), a coleta de amostra ou material, processamento da amostra, sala ou câmara asséptica ( semeadura do material ) e o expurgo ( esterilização e lavagem de material ), além de como manuseá-lo o microscópio, as lâminas e as lamínulas.
LABORATÓRIO:
Lugar destinado ao estudo experimental de qualquer ramo da ciência, ou à aplicação dos conhecimentos científicos com objetivos práticos, como realização de exames e/ou produção de reagentes químicos e biológicos.
MICROBIOLOGIA:
Ciência que estuda os micróbios. Dessa maneira, a palavra Mikrobios no grego, significa “vida curta” ou Germes.
MICROSCÓPIO:
É composto por dois jogos de lentes, sendo elas a objetiva e ocular, montadas em extremos opostos de um tubo fechado, na qual seu principal objetivo é criar uma imagem real do objeto examinado.
EXAME FRESCO:
Na primeira aula prática, que foi realizada na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a turma do 2 período realizou o procedimento de exame fresco, na qual os materiais usados foram os materiais biológico em suspensão, lâminas, lamínulas, microscópio e pipeta Pasteur.
Dessa forma, o professor Luis Carlos entregou por grupo a pipeta Pasteur, na qual orientou os alunos a fazerem a coleta de água impura/saliva para a realização do exame fresco, que é um método de observação que preserva a forma natural dos microrganismos e reduzem as distorções que somente ocorrem quando as preparações são secas e fixadas.
Após a coleta de uma gota do material biológico colocamos no centro da lâmina e sobrepomos cuidadosamente uma lamínula para que observássemos os microrganismos presentes, os cocos e os bacilos.
AUTOCLAVE:
A autoclave é um dispositivo projetado para esterilizar várias ferramentas, uma vez que é um tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.
Questões:
1. Porque as dimensões dos vários tipos morfológicos de microrganismos podem ser melhor aferidas através de preparações a fresco?
Porque esse método não produz modificações, nem na forma e nem na função do objeto examinado ( ao contrário do método de coloração, por exemplo), servindo, portanto de contraprova para outros métodos.
2. Para que serve uma preparação em gota pendente? Ela oferece alguma indicação sobre a viabilidade de uma cultura?
Este método consiste na observação ao microscópio de células, pequenos organismos vivos ou fragmentos de teci dos vivos, num meio líquido o mais próximo possível do meio natural desses organismos. Sua finalidade é permitir a observação d e estruturas “in vivo”, de modo a poder observar manifestações funcionais, podendo assim, ser útil em preparos de culturas.
3. Citar alguns cuidados, a serem tomados para execução satisfatória do exame a fresco?
1. Colocar a gota coletada do material biológico no centro da lâmina e sobreposta a uma lamínula atenciosamente, com o cuidado para que não se formem bolhas.
2. Não confundir os movimentos celulares com os movimentos produzidos pela corrente de ar.
3. Não usar óleo de imersão , ou qualquer outro componente químico que altere a viabilidade da amostra do material coletado.
4. Quais as limitações do exame a fresco?
O emprego do exame a fresco está restrito dentro de certos limites ; só se aplica a objetos finos e transparentes, não permite observações prolongadas e mostra apenas uma pequena parte dos detalhes das estruturas.
5. Em que circunstâncias, no diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas, o exame a fresco deve ser aplicado?
Pode ser utilizado no diagnóstico de doenças parasitárias, assim como nas técnicas de análises clínicas.
6. Qual a principal informação sobre o microrganismo que o exame a fresco pode fornecer?
Pode observar as formas e os movimentos dos mesmos.
Comentários
Postar um comentário